No dia 13 de Outubro, seis contemplados tiveram a oportunidade de visitar a Usina Termelétrica Governador Leonel Brizola (Termorio). Até mesmo quem já a conhecia fez questão de participar do sorteio para a visita.O grupo foi recebido por Eduardo Saboia Vahia de Abreu, Gerente Setorial de SMS, Roberto Cesar de Andrade, Gerente da Planta e Antonio Carlos Ramos, Supervisor de O&M da unidade, que ministrou uma breve palestra institucional. Logo após o almoço, os participantes foram guiados para visita na área operacional pelo técnico de manutenção Elizeu Mozer Martins.A usina teve investimentos de cerca de US$ 715 milhões, consome 5,5 milhões de metros cúbicos de gás natural diários e tem capacidade para produzir 400 toneladas-hora de vapor e 1.040 megawatts (22% da energia consumida no estado do Rio de Janeiro). A unidade reforça a confiabilidade no abastecimento de energia elétrica do estado do Rio. A Usina Termelétrica Governador Leonel Brizola foi inaugurada no dia 31/05/2006, em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro, sendo a maior termelétrica do Brasil a gás natural com co-geração e em ciclo combinado, com capacidade para abastecer uma cidade de 4,5 milhões de pessoas.A usina está localizada ao lado de uma refinaria da Petrobras (Reduc) e fornece vapor gerado a partir de gás natural.
Relatos dos contemplados:
Raquel Alves - “O que esperava dessa visita era adquirir novos conhecimentos sobre a empresa e conhecer novos colegas. E minha expectativa foi atingida. Fiz novos amigos e aprendi sobre a produção da usina que se compõe por seis turbinas a gás e três a vapor, com a qual nunca havia tido contato, já que trabalho na área administrativa.”
Ricardo Costa - “Conhecer uma unidade geradora de energia, entendendo mais a importância da geração de energia.O que mais me chamou a atenção foi a capacidade de geração com menos máquinas e a necessidade das usinas Termoelétricas estarem prontas para geração de energia.”
Sylvia Gama - “Pude ter um conhecimento maior sobre o funcionamento da usina, as diferenças entre as turbinas que possuem lá e as que possuímos aqui, as dificuldades de partida por serem turbinas industriais, fui à área industrial, achei muito interessante o local que projetaram para fazer o recolhimento de resíduos e o controle feito.”
Claudia lima - “É sempre bom ter experiências como essas , de conhecer novas pessoas , dividir conhecimento .Conhecer a cultura das outras UTE’s, já que não fazemos idéia da sua dimensão.”
4 comentários:
nossa é um prazer rever fotos recente de um lugar maravilhoso que é essa usina pois tenho saudades de mmas desse lugar chego a chorar quando lembro dos momentos bons que passei ai (edsontstsouza@gmail.com)um abraço...
Quem é vc ?!
Oi Raquel achei legal o blog que vc fez, estou procurando conhecer mais a termorio. Não sei se vc tem essa informação, de quantos engenheiros mecânicos trabalham lá, se é um em cada bloco ou coisa parecida. Bom se puder me ajudar fico grato.
Um abraço.
Antônio Ramos é Gerente de O&M, e não Supervisor.
Postar um comentário